segunda-feira, 20 de agosto de 2018

O Que Faz Um Orientador Social Lúdico?



Cuidar de crianças, principalmente, na fixa etária entre 3 e 6 anos de idade, exige disposição física, paciência e responsabilidade. Lembre-se que você precisa gostar de crianças e manter uma boa relação com elas. Um Orientador(a) Social Lúdico(a) é responsável por um grupo de crianças com um número significativo. 

O projeto faz parte  dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. É essencial que o Orientador Lúdico, seja atento e sensível. Leia sobre o assunto para se aprofundar; e ouça o que familiares e usuários têm a dizer. Esteja aberto para orientações e ideias.

Isso não significa que o profissional tenha que se ausentar de sua autoridade. As crianças precisam compreender que o Orientador é alguém que elas precisam respeitar e ao mesmo tempo podem confiar. Isso só é adquirido através de uma convivência harmoniosa. Abuso de autoridade também é uma forma de violência.

O Orientador não é um "professor". A orientação não é um reforço escolar, sim, um momento de aprendizagem através da brincadeira e da convivência. O que não exclui a possibilidade de elaborar atividades que incentive o reconhecimento dos números, cores e letras. 

Essas são algumas funções desse profissional:

  • Elaborar e realizar atividades lúdicas, com temas voltados para a família, cultura, cidadania, dentre outros valores e temáticas; 
  • Manter uma relação de afeto e respeito entre profissional e criança;
  • Incentivar por meio de brincadeiras a prática da convivência;
  • Instigar a curiosidade e criatividade da criança por meio de contação de histórias, desenhos e pinturas;
  • Observar e analisar o desenvolvimento de cada criança;
  • Elaborar planejamentos mensais e trimestrais, que nortearam suas atividades, em conjunto com o  técnico de referência do projeto.
  • Manter uma boa relação com sua equipe de trabalho.
  • Realizar encontros entre familiares e crianças, valorizando a troca de experiências e o contato entre eles.
  • Auxiliar, quando necessário, a criança a usar o banheiro ou com a alimentação.
  • Incentivar a criança a desenvolver, certas atividades sozinhos, como: calçar sapatos, beber água ou usar o banheiro.

Lembre-se que o ambiente precisar ser confortável, não só fisicamente, tem que ser um lugar onde a criança encontre amor, respeito, segurança, alegria e sempre queira voltar. Esteja sempre atento para ouvir. 

Esta á uma experiência rica. Posso garantir, que você vai aprender mais do que ensinar. Use toda sua criatividade para criar brinquedos, jogos e histórias. Leia sobre a educação de crianças nessa faixa etária e esteja disposto(a) todos os dias porque os pequeninos já acordam no 220 walts!

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