terça-feira, 16 de outubro de 2018

Como recuperei o hábito de ler...



Muito cedo, adotei o hábito da leitura. Durante o ensino fundamental, eu passava o recreio na biblioteca. Não tinha muitos amigos. Não ia ficar batendo perna sozinha. Quando alguém me chamava eu ia, com certeza. Eu vivia pegando livro emprestado. Durante o ensino médio, o hábito continuou. Passava o intervalo na biblioteca, agora com menos frequência, também podia acessar os computadores lá. Foi ai que criei o blog e dividia meu tempo entre ele e os livros. Também encontrei novos amigos e vivia batendo perna.

Quando terminei o ensino médio, comecei a trabalhar e fiquei mais distante das bibliotecas. Logo, parei de ler e não tinha costume de usar PDF. Nem sabia utilizar essas ferramentas direito. Então parei de ler. Foquei no próximo Enem, passei o ano trabalhando e tentando estudar pro exame. Fui selecionada pra cursar Licenciatura Plena em Ciências Sociais. O curso é 99% leitura. Como eu trabalhava 40 horas mal conseguia acompanhar o ritmo das aulas. A minha semana era exaustiva. Ficava super mal porque sempre estava por fora do assunto.

No segundo período, conheci um professor que nos deu um conselho. Ele disse que não podíamos apenas ler os textos do curso, que precisávamos da literatura para ser sensíveis ao mundo e não apenas intelectuais secos. Eu amei. Queria seguir o conselho, mas não tinha tempo. No terceiro período, parei de trabalhar e conheci o grupo de leitura Leia Mulheres, uma das organizadoras era minha professora. Ela convidou nossa turma pra participar. Eu queria muito ir. Não tive tempo de ler o livro. Nesse momento só conseguia ler os textos do curso.

Decidi que nas férias de julho ia me lançar um desafio: Ler vários livros de literatura. Comecei pelo livro (Hibisco Roxo) que ia ser tema do grupo de leitura, que já tinha passado. Então, fui a fundo. Amei a obra. Para quem não conseguia ler nem os textos das aulas, li 4 livros nas férias: Hibisco Roxo, Cartas para minha mãe, O mundo de Sofia e Meio Sol amarelo (esse terminei quando já tinha iniciado as aulas). Desde então, luto pra conciliar as duas coisas: teoria e literatura.

Um monte de coisas tiveram que acontecer pra que esse habito de ler voltasse. Desemprego, conselhos, menos redes sociais. O tempo que passava na TV e na net, passo nos livros. Gosto muito de novela mexicana e Youtube, é claro. Mas, consumo menos. Às vezes exagero. Nesse momento da vida, ler é conhecimento, mas, além disso, é poder ser quem eu não sou e ir onde eu não posso.


2 comentários:

  1. Que relato lindo!
    Também sou leitora assídua desde a infância e me aquece o coração ver as pessoas de nariz nas palavras e mente vagando na imaginação de outro alguém. A literatura é mágica.
    Se me permite, gostaria de te indicar uma saga maravilhosa; A rainha vermelha. Provavelmente já ouviu falar, creio que vá gostar, vi que cê cursa ciências sociais e esse livro tem mensagens e analogias políticas e sociais de explodir a mente!


    Beijos, Nina.

    https://entremcc.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu, realmente, me perguntava onde estava a antiga eu. Vou procurar a saga e quando ler dou o retorno. Já ouvi falar, mas nunca procurei. Muito obrigada pela visita. Bjos, Nina!

      Excluir